O mundo da moda sempre fez parte da vida de Adriane Galisteu. "Costumo viajar com meu 'personal stylist' para as semanas de moda de Paris e de Nova Iorque. A ideia é me adiantar e usar o que ainda não chegou ao Brasil", assumiu. Antenada e de olho nos estilistas e tendências daqui e de fora, a apresentadora sempre acompanhou as temporadas do reality show Project Runway, programa da TV americana apresentado pela modelo Heidi Klum, que virou febre entre os "moderninhos" de plantão. "Faz tempo que eu quero trazer o programa para o Brasil. Quando estava na Record, falei do projeto com os bispos, mas não houve interesse. Tentei plantar a ideia no SBT, mas o Silvio Santos também não topou", contou. Ao acertar a renovação de seu contrato com a Band, Adriane mostrou o projeto para Hélio Vargas, diretor de programação do canal. Foi ele quem enxergou o potencial financeiro e a possível visibilidade do programa na grade da emissora. "Foi muito fácil atrair anunciantes para o projeto. A moda traz muito dinheiro para o país e a TV aberta ignora isso", reclamou Galisteu.
Com exibição confirmada para as noites de sábado e estreia prevista para o dia 17 de setembro, o programa mostra a disputa entre 12 estilistas iniciantes, que terão de revelar seu talento na idealização, confecção e apresentação de suas criações. A cada episódio, quem tiver o melhor desempenho ganha imunidade para a semana seguinte, quem não conseguir completar os desafios de forma satisfatória, é eliminado. Para complicar a situação, os criadores são confinados em um "flat", onde terão de conviver e produzir peças de roupas com temas aleatórios. "A produção selecionou pessoas muito talentosas. Mesmo sem ter muito contato com os participantes, sofro muito na hora de apresentar a eliminação", confessou.
No Brasil, o programa é feito em parceria com a produtora britânica FremantleMedia, detentora da ideia original do projeto e de vários outros programas adaptados em todo o mundo, como The X Factor e Idols. Atualmente, o reality de moda é exibido em 14 países e cumpre sua nona temporada nos Estados Unidos. O sucesso lá fora, faz Adriane sonhar com a permanência do programa na grade da emissora. "Espero que não fique apenas na primeira temporada. Muito mais que um vencedor de um prêmio, podemos oferecer um novo nome para a indústria brasileira de moda", valorizou. Na primeira temporada, entre outros prêmios, o estilista vencedor sai da competição com um carro 0 km e um curso no Instituto Europeu de Design, em Milão.
A edição brasileira do programa é dirigida por Fernanda Telles e conta com o estilista Reinaldo Lourenço e a editora da revista Elle, Susana Barbosa, como jurados. Além disso, o incensado estilista Alexandre Herchcovitch será o mentor criativo dos participantes. "Estamos com uma equipe de primeira!", elogiou a apresentadora. Acostumada a projetos de teor mais pessoal e direcionados ao público feminino, como o É Show, que apresentou na Record entre 1999 e 2003, e o Toda Sexta, seu último programa na Band, Galisteu diz estar satisfeita em apresentar um programa com formato pré-definido. "Sou uma apresentadora e gosto de exercer minha função. O importante é estar no ar", avisou, relembrando a fase em que ficou na "geladeira" do SBT. Em sua polêmica passagem pela emissora de Silvio Santos, em 2004, sofreu com as alterações diretas do chefe em seu programa. "Não me arrependo de ter trabalhado no SBT. Foi lá que aprendi a administrar melhor coisas que antes eu passava por cima", analisou.
Projeto Fashion - Band - Estreia dia 17 de setembro, às 22h45.
Nenhum comentário:
Postar um comentário